Opinião | Muito mais que 5inco minutos - Kéfera Buchmann

Olá! Hoje venho partilhar a minha opinião sobre um livro que conheci de forma bem peculiar e que não lendo muito livros do género, até gostei bastante. É um registo de algo mais leve e com um tom divertido, aquilo que estava mesmo a precisar na altura em que fiz esta leitura.

Título: Muito mais que 5inco minutos
Autora: Kéfera Buchmann
Editora: Marcador
Edição/reimpressão: 2016
ISBN: 9789897542411
Páginas: 144
Sinopse: "Com uma mistura de humor, improviso e sinceridade chocante, Kéfera Buchmann é hoje um dos maiores fenómenos da net brasileira. 
O canal que gere desde 25 de julho de 2010 no YouTube, 5inco Minutos, é visto por milhões de pessoas. Mas de onde veio o furacão Kéfera? É disso que nos fala neste livro, que reúne algumas das suas histórias de infância e adolescência, anteriores ao fenómeno que ela é hoje. Sem papas na língua, escreve sobre relações, fala do primeiro beijo, confessa puros momentos de… aperto e aborda temas difíceis, como o bullying de que foi vítima na escola. 
O resultado é muito mais do que um livro de alguém famoso, mas igual a todos nós."

Opinião: Creio que o meu conhecimento e contacto com este livro aconteceu de forma inversa à maioria das pessoas que quis lê-lo. Passo a explicar: desconhecia completamente este lançamento e esta autora. Tudo começou quando passo por uma livraria em jeito de ritual, vou à parte dos lançamentos e vejo esta capa cor-de-laranja que é possível ver a não sei quantos metros de distância. Vá-se lá saber porquê peguei no dito cujo e folheei-o um pouco e o cuidado tido na estética interior deste livro agradou-me bastante. Assim que cheguei a casa e tive oportunidade fui pesquisar um pouco sobre o livro e só então descobri que a Kéfera era de facto uma youtuber brasileira muito conhecida, claro que movida pela curiosidade fui espreitar o seu canal e soltei umas quantas gargalhadas. Fiquei fã e rendida ao seu sentido de humor que certamente não agrada a todos. Ver vídeos da Kéfera está no meu top de coisas a fazer quando preciso de descontrair.
     Neste livro a Kéfera fala-nos um pouco de como foi a sua vida antes do youtube entrar na sua vida e levá-la ao sucesso que tem atualmente. Desde as primeiras páginas percebemos que nem sempre a sua vida foi fácil ou lhe mostrou o melhor dos sorrisos, mas ela manteve-se sempre fiel a si mesma e desde cedo demonstrou ser ligeiramente diferente. Não se sentia confortável a ser mais uma ovelha a seguir o rebanho, preferindo até ser o cordeiro afastado do mesmo.
   Gostei particularmente do tom divertido com que ela escreve, mesmo quando está a falar em primeira mão dos problemas que teve na sua adolescência. O que me fez pensar que este livro é perfeito para esta faixa etária porque apesar de ela nos falar desde que era mesmo pequenina, foca-se muito na adolescência e em tudo o que esta envolve. O primeiro beijo, o primeiro namorado, as amizades, bullying, a entrada da internet na vida dos jovens, são alguns dos tópicos que podemos ler neste livro. De todos, o meu capítulo preferido foi aquele em que ela falou sobre as suas célebres idas à esteticista e quem já leu sabe certamente bem daquilo que eu estou a falar.
    Apesar de ela usar algum humor para expor as suas vivências e deixar alguns avisos, a parte educativa está lá e até de uma forma bem simpática e que não vai passar despercebida aos mais novos.
   É um livro em que a Kéfera é precisamente aquilo que já conheciam, mas de forma mais aprofundada. Não existem formas suaves de dizer as coisas, nem tão pouco papas nas língua desta jovem que é, sem dúvida alguma, uma comunicadora nata e com grandes probabilidades de lançar boas influências sobre os mais novos através do seu exemplo de vida.
   A escrita não é nada por aí além, uma vez que este livro é uma espécie de diário com alguns acrescentos: fotos bem engraçadas, inclusive da Vilma que eu tanto adoro.

Classificação: 

Playlist:


Esta leitura teve o apoio da Marcador editora que me enviou o exemplar em troca de uma opinião sincera.





2 comentários:

  1. Viva,

    Bom comentário mas ainda assim penso que não vou ler :)

    Bjs e boas festas

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Também não conheço a autora, mas parece um livro divertido.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar

Instagram