Opinião | Viver depois de ti - Jojo Moyes

Olá! Esta leitura foi uma verdadeira avalanche de sentimentos, se inicialmente não esperava muito do livro e não consegui engraçar muito com a história, do meio para o fim foi um salto até ficar a adorar a história e meter este livro no meu top de livros da vida. Mesmo!
Este livro foi a prova mais do que viva de que nem sempre o primeiro contacto importa, porque no desenrolar de uma leitura muita coisa pode acontecer e mudar, umas vezes para melhor, outras para pior, mas este foi uma verdadeira surpresa.


Nome: Viver depois de ti
Autora: Jojo Moyes
Editora: Porto Editora
Edição/reimpressão: 2016
ISBN: 978-972-0-04577-5
Páginas: 424
Sinopse: "Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa.
Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre."


Opinião: Este livro começa por contextualizar-nos na vida da nossa protagonista, Louisa, que se revela uma personagem um tanto ou quanto peculiar: a sua maneira de vestir é diferente e muito singular, mas em contraste com o seu modo de vestir, Louisa tem uma vida um tanto ou quanto monótoma de mais para um rapariga de 27 anis. Acomodada, confortável e sempre a viver em função daquilo que os outros esperam de si. Depressa percebemos o porquê da nossa protagonista levar uma vida tão simples cujo o único grande objetivo é ter um bom emprego, uma vez que ela tem que ajudar os pais nas suas despesas mensais, fazendo dela o grande sustento da casa.
    Após o café onde Louisa trabalhava fechar, ela lá acaba como cuidadora de um tetrapelégico de 35 anos que é tudo menos aquilo que ela esperava: bonito, sarcástico e com tanto para lhe ensinar sobre a vida apesar da sua condição. Will outrora fora normal e era um aventureiro nato, sendo que apenas se sentia feliz quando sentia a adrenalina à flor da pele, por isso não se sente conformado com a vida que leva aos 35 anos: agarrado a uma cadeira de rodas, dependente de outras pessoas para as coisas mais básicas e com uma vida demasiado limitada.
    Estes são dois grandes opostos que quando se encontram têm tanto para ensinar e aprender um com o outro. Mais do que imaginam e talvez desejariam.
    O que mais me impressionou neste livro foi a forma como os sentimentos de ambas as personagens eram palpáveis e como eu senti que aquilo podia ser a realidade de qualquer pessoa: as indecisões de Lou, as certezas de Will apesar de tudo aquilo que isso implicava para si e para os que o rodeavam. A forma como cada um deles tinha de tomar as suas próprias decisões com base numa realidade dura. A autora não nos poupou na hora de resolver que rumo dar aos nossos personagens, desengane-se quem pense que ela foi benevolente ou ousou tapar-nos os olhos com coisas bonitinhas, muito pelo contrário, ela escreveu como as coisas são realmente: duras e com as suas próprias consequências. Às vezes é assim e já não é novidade para ninguém que nem sempre existem finais felizes ou tristes, às vezes as coisas apenas têm que seguir aquele rumo.
    Ambos os personagens são tão reais e humanos que torna-se impossível não nos comovermos com toda a batalha que eles tentam travar: por um lado Louisa que tenta tornar as coisas mais fáceis para Will e, por outro Will que já tem as coisas mais do que estruturadas na sua cabeça e não se demove da sua ideia venha quem vier.
    Chocante, surpreendenteme duro e real são as palavras que melhor descrevem este livro, mas dos livros mais lindos que já li e possivelmente lerei em toda a minha vida. O amor descrito neste livro que é de alguma forma impossível, mostra-nos como podemos tornar alguém melhor quando a amamos de forma tão intensa.
    Creio que estas é daquelas opiniões que mais me custou a escrever por ser tão difícil transpor para palavras tudo o que senti ao ler este livro e a forma como consegui gostar dele por ter chegado de uma forma tão bonita até mim. Arrebatou-me completamente! 
    Depois de terminar este livro fiquei a bater mal o dia todo porque aquele final acabou com o meu coração. Literalmente! Deixou-me em cacos por ser tão lindo e tão real ao mesmo tempo.
    Quem um livro que vos deixe a mil à hora? Que vos meta a chorar? Que seja tão próximo da realidade quanto possível? Que vos faça dar um valor diferente à vida? Leiam Viver depois de ti e garanto-vos que não se vão arrepender.

"O problema de sermos catapultados para uma vida totalmente nova - ou, pelo menos, empurrados tão violentamente contra a vida de alguém que é, no mínimo, como se estivéssemos com a cara colada à sua janela - é que nos obriga a repensar em quem realmente somos. Ou quem parecemos aos olhos dos outros.
Cap. 5

Playlist: 

Classificação: 
E vocês, já leram este livro ou viram o filme?

4 comentários:

Instagram