Opinião | Yggdrasil (Profecia de sangue) - MBarreto Condado

Olá! Hoje é dia de opinião de um dos livros que me acompanhou nos dias de praia, confesso que acho que não podia ter escolhido melhor companhia: leve, divertido e cativante. O tipo de leitura perfeita para ser feita nesta altura do ano, disso não tenho dúvidas.
Título: Yggdrasil - Profecia de sangue
Autora: MBarreto Condado
Editora: Chiado Editora
Edição/reimpressão: 2015
ISBN: 978-989-51-3471-7
Páginas: 368
Sinopse: "E se a vida como a conheces pudesse ser muito mais?
Desde o início do tempo dos clãs, que os MacCumhaill se mantinham unidos. Família de poderosas mulheres e orgulhosos guerreiros. Tinha-lhes sido exigido um único sacrifício em troca da sua imortalidade, manter o equilíbrio entre os três mundos. E esse equilíbrio tinha sido quebrado. As portas estavam abertas facilitando a passagem de todos os seres sobrenaturais.
Seria Maria, uma jovem estudante portuguesa acabada de chegar a Dublin, a ajuda poderosa pela qual aguardavam há tanto tempo? Conseguiria ela aceitar tudo o que lhe era pedido? Acreditar neles e lutar ao seu lado? Dividida entre o seu dever e o amor que sente pelo herdeiro do clã irá descobrir que deve seguir o seu coração, mas esse também já não é seu. Tinha-o entregue àquele homem ainda antes de lho dizer.
Este era o início de uma nova Era… da Profecia do Sangue."


Opinião: Sou daquelas pessoas que julga e adquire o livro pela capa e esse foi o principal motivo que me fez querer ler este livro, aliado ao facto da sua sinopse nos deixar com uma curiosidade muito elevada em relação à sua história. Posso desde já adiantar que não me desiludi, até porque não sabia muito bem o que esperar deste livro, além do facto de saber que se tratava de um livro de género fantástico que depois descobri que tinha alguma mitologia celta à mistura.
        Este livro começa quando Maria e Rita rumam a Dublin onde vão estudar durante o ano. O inesperado acontece quando estas duas amigas conhecem Eoghan na sala de embarque e posteriormente a sua restante família, sendo que a ligação entre todos é quase imediata. Eoghan pertence a uma das famílias mais antigas de Dublin: os MacCumhail. Com a ajuda desta família, a Maria vê-se a entrar num mundo completamente novo onde faz imensas descobertas a nível pessoal e descobre verdadeiramente quem e o que é: uma sidhle. A sua presença em yggdrasil revela-se impreenchível, assim como o seu papel nos acontecimentos que estão para vir. Ela é a peça chave de tudo o que está para a acontecer. 
        Esta leitura fez-me soltar umas boas gargalhadas porque as personagens criadas são fantásticas e muito divertidas e, tenho a certeza todos nós as revemos em alguém que nos seja próximo. Isso aconteceu comigo e gostei muito disso porque fez-me sentir mais próxima das personagens e desenvolver empatia e um carinho especial pelas mesmas. 
        De todos os irmãos, eu destaco o Fionn que é aquele com o feitio mais especial, mais vinculado e mais particular. Tem um sentido de humor ao qual é impossível ficarmos indiferentes. Este livro tem como casal central a Maria e o Rhean um casal apaixonante. Inicialmente achei a aproximação e os sentimentos destes personagens muitos abruptos, achando que tinham acontecido de forma muito rápida e repentina, mas depois consegui entender o porquê disso: eles estavam predestinados a ficar juntos e ele sabia disso desde o momento em que a viu, o que fez com que aquele primeiro contacto entre os dois fosse tão intenso. 
        Depois deste livro tive a certeza que as coisas teriam que continuar, depois daquela ação e frenesim do meio para o fim, percebi que ainda ficou muito por explicar e acontecer. A família MacCumhail e a Maria têm a plena consciência de que aquilo foi apenas o início. O início da profecia de sangue, o início de uma nova era que promete ainda dar muito que falar. 
        Gostei da forma como o livro está estruturado, não nos bombardeia com acontecimentos uns atrás dos outros, é um livro introdutório a todos os níveis. Dá início à nova Era, mas acima de tudo deixa-nos conhecer um pouco de cada personagem e da sua essência, revelando-se portanto um livro com as medidas certas. 
        Creio que este livro dá início a uma saga que será dedicada a esta família, sendo que cada livro publicado focar-se-á em cada um dos irmãos o que se revela muito comprometedor e interessante. Gosto muito quando isso acontece, quando vão além daquele casal e resolvem dar-nos uma maior panóplia de acontecimentos, presenteando-nos com livros dedicados a cada personagem. Espero realmente que isso aconteça porque, como já referi, este livro é introdutório, pelo que deveria ter continuação de modo a dar-nos a conhecer mais também sobre aquela família, yggdrasil e os seres sobrenaturais que foram referenciados e muitos mais que certamente estão por ser revelados. 
        Este livro é muito leve e divertido pelo que foi a minha escolha ideal para me acompanhar na praia, contudo tem um pequeno e único senão: a revisão do mesmo poderia ter sido mais cuidada. Ao longo desta leitura deparei-me com algumas lacunas a nível da acentuação de certas palavras, mas nada de muito grave, tirando isso o livro é muito bom. A escrita da autora é simples e cativante e faz-nos sentir como se tivéssemos na pele dos seus personagens.
     Quanto à classificação do livro, esta foi uma questão relativamente complicada. Queria dar-lhe 4 estrelas, mas acabei por decidir dar-lhe três, uma vez que estou a contar que o próximo livro seja ainda melhor. Como já referi este foi um livro introdutório a vários níveis, então optei por baixar um pouco a sua classificação, esperando sinceramente vir a dar as quatro estrelas no próximo.

"Mas era magnífico amar e ser amada, com tal intensidade. Só desejava que conseguissem manter esta chama entre eles, sempre acesa. Pois para eles para sempre era muito tempo. Mas agora olhando-o, sabia que assim seria." 
Pág: 301

Classificação: 
Playlist: 

Esta leitura teve o apoio da Chiado Editora que me enviou o exemplar em troca de uma opinião sincera.

8 comentários:

  1. Olá Tânia,
    Adorei a tua opinião, se de início tinha algumas reticências em relação ao livro, conseguiste tirar todas e este é certamente um livro que quero ler.
    Gostei do enredo das personagens que referiste e do modo como se relacionam e só deste um cheirinho.
    Vai ser um livro, uma saga que vou ler de certeza. Tenho de ver se existe na biblioteca da minha terrinha.
    Beijinhos e boas leituras.
    P.S. Adorei as tuas escolhas para o Desafio-Férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, pessoalmente gostei muito. O que me cativou mais neste livro foi sem dúvida as suas personagens. :)
      Depois quando quiseres lê-lo, vê se tens na tua biblioteca, caso não haja diz-me qualquer coisa que eu não me importo e te emprestar. :)
      Que bom, tentei escolher com base naquilo que acho que me apetece ler nos próximos tempos.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Olá
    Não conhecia este livro mas parece-me bem interessante. Costumo gostar muito destas histórias.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Pessoalmente, gostei muito do livro. Tem uma história diferente e aliado a isso tem personagens muito interessantes!
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Ois,

    Ainda bem que gostaste da leitura e pelo que percebo deve ler-se muito bem, realmente é uma pena a Editora não fazer mais pelos escritores que publica, mas pronto tudo é um negócio :(

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, é uma leitura muito acessível e divertida. :)
      Nesse sentido é uma pena, sem dúvida alguma, porque a parte da revisão ortográfica deve estar a cargo da editora, mas pronto. :\ Tirando isso, acho que a autora tem potencial.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Olá,
    Eu já andava curiosa com o livro agora ainda fiquei mais.
    Sabes se vai ser uma trilogia?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Penso que vá ser uma saga, sendo que cada livro vai ser a dedicado a cada membro da família. :)
      Beijinhos.

      Eliminar

Instagram